Ação visa patrocinar o atleta Heitor Luiz Meira Farinon, de 6 anos, até o fim do ano.
O esporte é uma forma de incentivar o desenvolvimento das crianças, formando cidadãos comprometidos, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida. O Cesul desenvolve várias ações que envolvem diversas áreas da sociedade, visando proporcionar uma integração. Assim, a instituição lançou o projeto Jiu-Jitsu Kids, onde até o fim deste ano patrocinará o atleta de Jiu-Jitsu, Heitor Luiz Meira Farinon, de apenas 6 anos, que mesmo com pouca idade já se destaca na modalidade a nível nacional, conquistando vários campeonatos.
A diretora do Cesul, Daniela Urio Mujahed salienta que o esporte proporciona diversas oportunidades. “Nosso objetivo é inspirar o participante desse projeto no seu desenvolvimento pessoal, profissional, ético e sócio emocional. O esporte é definido como uma ferramenta de inclusão e transformação social. Atuamos além do ensino superior, como agente social com ações ligadas ao esporte para trabalhar seus conceitos com engajamento e responsabilidade social, impulsionando a descoberta e preparação de novos talentos”.
Mujahed reforça que ações assim são prioridade na instituição. “Essa parceria vem ao encontro com os valores assumidos pelo Cesul desde que foi criado. A ideia é fazer uma conexão emocional entre a marca e a prática do Jiu-Jitsu, porque assim como os amantes do esporte, sabemos que é algo capaz de desenvolver habilidades para vitórias, além do tatame”.
Apoio fortalece
Quem fez todo o acordo com a instituição foi o Edson Luiz Farinon Júnior, pai do Heitor. Ele destaca o quanto ações assim incentivam o desenvolvimento técnico, mas também pessoal. “É importante saber que ele está recebendo apoio para seguir na busca do seu objetivo, pois sonha em ser atleta e sem apoio e incentivo financeiro é complicado. Assinar um contrato de parceria com uma empresa do porte do Cesul é fantástico. Nós, como pais, estamos felizes. Isso serve de inspiração, pois abre portas para os pequenos atletas”.
O pai orgulhoso enumera as conquistas de Heitor. “Com esse apoio conseguirá participar de competições maiores. Faz só quatro meses que participa de campeonatos, sendo campeão em quatro deles: Copa Oeste, em Chapecó; Copa Mestre do Açaí, em Beltrão; Campeonato Paranaense, em São José dos Pinhais; e Copa Paraná de Jiu-Jitsu, em Toledo. Final de semana disputou o brasileiro em São Paulo, ficando em 4º entre 16 atletas da chave”.
Heitor é aluno da academia Elizeu Capoeira MMA School, onde é treinado pela professora Thais Teixeira. “Desde o primeiro treino ele se destacou. Sempre centrado para aprender e também sempre muito competitivo. Desde o início comentei com os pais dele que nasceu pro Jiu-Jitsu. Começou a competir e quando está lá, se sente muito à vontade. É como se tivesse treinando com os colegas”. Thais comenta a dedicação que Heitor tem nos treinos. “Na academia sempre o coloco para treinar com os maiores, porque ele é bem ‘bruto’ nos treinos. Terá um futuro brilhante nesse esporte. Brincamos na academia que ele é nosso ‘mini Mica Galvão’ – um dos fenômenos do Jiu-Jitsu atualmente. E o que puder fazer pra acompanhar e levar ele cada vez mais longe, o farei. A ‘profe’ é só orgulho desses pequenos campeões”, finaliza.