Graduação tecnólogo em

Gestão de Cooperativas

Sobre o curso

Duração: 2 anos (4 semestres)

O curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do Cesul tem o objetivo de formar profissionais aptos a criar, planejar, implantar e gerenciar cooperativas. O curso possui ênfase no cooperativismo de crédito e agropecuário e dispõe de disciplinas como Planejamento estratégico em cooperativas, Agronegócio, Bases Legais e ramos do cooperativismo.

 

O curso visa propiciar o acesso ao ensino superior, aos que pretendem trabalhar na área bem como aqueles profissionais que já atuam sem certificação e que desejam aprimorar seus conhecimentos pela oportunidade de uma formação de nível superior.

As cooperativas são empresas modernas e contam com um ambiente de trabalho saudável que valoriza os colaboradores. Trabalhar em uma cooperativa significa estar em movimento, crescer junto e ser valorizado. Além disso, as cooperativas oferecem uma remuneração média superior às empresas tradicionais.

A formação de gestores em cooperativas é apontada como uma das necessidades para o desenvolvimento da região Sudoeste-PR com o cooperativismo apresentando diversas oportunidades e perspectivas de crescimento.

 

O curso é voltado para metodologias ativas e conta com parcerias com diversas cooperativas da região possibilitando ao aluno integrar o conhecimento com a prática.

O profissional de

Gestão de Cooperativas

O curso de Gestão de Cooperativas, tecnólogo, modalidade presencial, do Cesul almeja um perfil de egresso com competências que permitam uma atuação eficaz nos diversos ramos do cooperativismo e também nas interfaces do sistema organizacional das cooperativas com o ambiente externo, com visão comprometida com a sociedade.

Este profissional, dotado de competências técnicas, científicas e metodológicas, estará apto a atuar em cooperativas, tais como: cooperativas de produtores, de consumo, mistas, e crédito, em um mercado de trabalho globalizado em constantes e rápidas evoluções. Este profissional precisa ter uma visão de formação voltada à educação continuada, como forma de empregabilidade e de diferencial profissional.

 

O profissional egresso do Cesul deve estar preparado para gerenciar as atividades de uma cooperativa, bem como ajudar a implantá-la. Também deve estar preparado para desenvolver projetos em cooperativas de crédito, considerando as questões socioeconômicas e ambientais, respeito aos direitos humanos e diversidade. Considerando estes pressupostos, a Instituição almeja o seguinte perfil do egresso:

 

  1. Capacidade de entender, interpretar e caracterizar as diversas formas do movimento cooperativista e das organizações sociais;
  2. Competência conceitual e técnica que permita atuação em cooperativas e organizações sociais de forma eficaz e eficiente;
  3. Capacidade de trabalhar nas questões cooperativistas e organizacionais, com enfoque nas dimensões sociais, econômicas e ambientais;
  4. Capacidade de perceber com elevado senso crítico as rápidas transformações (na tecnologia, emprego e negócios) pelas quais o ambiente socioeconômico e ambiental vem passando;
  5. Apoiar e reforçar iniciativas cooperativistas no plano da promoção humana e da transformação da sociedade;
  6. Compreender o funcionamento das cooperativas de crédito e o papel dessas instituições, na estrutura do Sistema Financeiro Nacional.

Compreender as áreas de finanças, auditoria, liderança, legislação, comercialização, marketing, governança, estratégia, tecnologias e comunicação, que juntos lhe permitirão compreender as particularidades de uma Cooperativas de Crédito.

Para que este perfil se configure, o Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do CESUL contempla em seu projeto pedagógico e em sua organização curricular, conteúdos e competências voltadas para o melhor arranjo no desenvolvimento da gestão de cooperativas, considerando sempre a ótica de desenvolvimento que integre as diferentes dimensões (social, econômica, ambiental, cultural, política, ética e moral), formando, assim, profissionais competentes e cidadãos aptos para a vida associativa em uma sociedade que se caracteriza pela dinâmica de seus interesses, valores e ideias.

Estrutura curricular

Disciplina Carga Horária
Fundamentos do Cooperativismo 72
Sustentabilidade Ambiental em Cooperativas 72
Fundamentos da Administração 72
Economia de Mercado 72
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos 36
Direito do Consumidor 36
Carga Horária do Período 360
Projeto Integrador I: Práticas Extensionistas   40
Carga Horária Total 400
Disciplina Carga Horária
Pesquisa e Análise de Mercado 72
Fundamentos do Agronegócio 72
Matemática Financeira 72
Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes 72
Comunicação, Expressão e Método Científico 72
Movimentos Sociais e Organização do Campo 36
Carga Horária do Período 396
Projeto Integrador II: Práticas Extensionistas   40
Carga Horária Total 436
Disciplina Carga Horária
Gestão de Custos e Formação de Preços 72
Planejamento Tributário 72
Finanças em Cooperativas 72
Ramos do Cooperativismo 108
Estatística Aplicada ao Cooperativismo 72
Carga Horária do Período 396
Projeto Integrador III: Práticas Extensionistas   44
Carga Horária Total 440
Disciplina Carga Horária
Gestão de Projetos 72
Sistemas de Informação em Cooperativas 72
Gestão de Riscos e Auditoria 72
Análise de Demonstrações Contábeis 72
Cooperativismo de Crédito 72
Planejamento Estratégico em Cooperativas 60
Optativa 36
Carga Horária do Período 456
Projeto Integrador IV: Práticas Extensionistas   40
Carga Horária Total 496
Código Atividades C.H. Limite
CARGA HORÁRIA TEÓRICO- PRÁTICA – ATENDIMENTO AO CNCST – MÍNIMO 1.600 HORAS 1.608
EXTENSÃO 164
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 20
TOTAL 1.792
Disciplina Carga Horária
Libras 36
Logística Empresarial 36
Educação Financeira 36
Comunicação Integrada e Marketing de Relacionamento 36

Financiamentos

Bolsa de Estudos e Financiamentos

Ingresso

Processo Seletivo

Acompanhe o edital de ingresso
O ingresso como portador de diploma
Como posso solicitar
Faça a prova tradicional