Ação é idealizada pela Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas e visa beneficiar adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.
Do dia 16 de junho a 16 de julho o Cesul realizou o projeto Mude Esse Ciclo, que visa arrecadar absorventes para atender adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social. A ação foi trabalhada com os acadêmicos dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito e Marketing, em parceria com a ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas – instituição idealizadora do projeto.
Segundo a diretora do Cesul, Daniela Urio Mujahed, um dos focos da instituição é a preocupação com o social. “Nos comprometemos com a responsabilidade social. Buscamos oferecer um ensino com excelência acadêmica e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo diante das transformações na ordem social, onde através dos projetos de extensão, eles têm a oportunidade de contribuir para uma sociedade mais digna e igualitária”. Para Daniela, essa campanha é essencial. “Quando fomos procurados pela Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, nos encantamos com a possibilidade de contribuirmos através da disseminação de melhores práticas de saúde e bem-estar físico, psicológico e emocional de meninas adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo a higiene menstrual”.
A diretora explica, ainda, que cartazes com o slogan “A pobreza menstrual é problema social e não apenas individual” foram colocados nos corredores para incentivar a doação por parte dos acadêmicos. Mais de 140 alunos participaram da campanha e doaram 419 pacotes, totalizando 5.028 absorventes, os quais foram direcionados para a Ordem Internacional do Arco-Íris, que repassou à Ação Social e escolas da cidade.
“Esse projeto foi planejado pela Grande Jurisdição do Paraná da Ordem Arco-Íris. Todas as assembleias do Paraná realizaram e, nós, da Assembleia Portal da Vida n°5 aqui de Beltrão, também nos empenhamos. É de luta contra a pobreza menstrual, pois trata-se da falta de acesso a produtos de higiene. Essa situação coloca as mulheres em uma posição vulnerável, forçando-as a recorrer a soluções improvisadas e insalubres”, comenta Luisa Cadena Urio, Ilustre Preceptora da assembleia de Francisco Beltrão.
Maria Cecília Schenato também é integrante da Ordem Internacional do Arco-Íris e foi a responsável para apresentar o projeto ao Cesul. “A parceria foi inestimável para arrecadarmos esses absorventes. Apresentei o projeto à direção e fomos muito bem amparadas. Acolheram e divulgaram de imediato. Junto aos estudantes que se mobilizaram e contribuíram, conseguimos, somente na instituição, arrecadar mais de 5 mil unidades de absorventes em 30 dias. São absorventes que farão diferença na vida de diversas mulheres em situação de vulnerabilidade. Agradeço ao Cesul pela participação, engajamento e receptividade”, finaliza.