Alunos do 10º período representarão a instituição no 1º MOOT, organizado pela OAB/PR.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Paraná realizará o 1º MOOT, que é uma competição de Processo Civil e terão fases regionais e a estadual. É um evento acadêmico voltado aos graduandos do curso de Direito, em que se simula, com adaptações, sessões de um caso hipotético julgado pelo TJPR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná). Os membros das equipes competidoras atuarão como oradores e elaborarão memoriais escritos. Foram inscritas faculdades de vários locais do estado e alguns escritórios de advocacia.
A equipe do Cesul é composta por alguns alunos do 10º período matutino e noturno, sendo os competidores: Paulo César Barbosa e Matheus Venazi; os suplentes: Mayla Pietra Berlato Pereira e Valéria Aline Sxydioski; e os pesquisadores: Eduarda Silveira Santos e Ana Carla Cloth Arlati. A professora responsável é a Alexia Brotto Cessetti. A próxima etapa será dia 4 de agosto, em Francisco Beltrão. A professora Alexia está otimista com o evento. “É a 1ª edição da competição voltada aos estudantes de Direito onde se simula sessões de julgamento no tribunal de justiça.
Os estudantes ficam frente à compreensão de um problema jurídico sem deixar de proporcionar uma vivência prática. É uma oportunidade de praticar o que aprende em sala de aula, ganhar novas habilidades e trabalhar em equipe. Acredito que será um evento científico belíssimo que mostrará a competência, a argumentação e a técnica processual dos acadêmicos.” As fases regionais acontecem simultaneamente às conferências preparatórias da OAB Paraná. A fase final será em Curitiba, na 8ª Conferência da Advocacia Paranaense, dias 25, 26 e 27 de outubro.
Preparação
Os acadêmicos estão focados na participação. “Fiquei feliz e grata pelo convite para participar da equipe, É uma honra representar a instituição. É uma experiência diferente, que me tira da zona de conforto. É um desafio, tanto pessoal quanto acadêmico, e uma oportunidade de crescer profissionalmente. Estou me preparando com a leitura de materiais fornecidos pela nossa coach, professora Alexia.
A orientação dela está sendo fundamental para guiar a equipe e nos passar segurança diante das dúvidas que surgem no caminho.”, comentou a acadêmica Mayla Pereira. Para Matheus Venazi, este evento é uma grande oportunidade. “Participar do 1º MOOT é uma experiência extraordinária, tendo em vista o desafio de elaborar uma peça processual em conjunto com a equipe do Cesul, pesquisando e formulando teses processuais para atuar no caso simulado.
Além disso, as etapas de debates orais permitirão aperfeiçoar a oratória e criar novas amizades no campo do Direito. Dessa forma, vejo a competição como uma maneira de aprimorar as técnicas de operação para se tornar um profissional de excelência no futuro.”